Cozinha Nível Intermediário da Chef Ratinha - Pãozinho de Cebola


Bonsoir! Uma das minhas especialidades, além de batatas e frituras em geral, é a parte de massas (pães, bolos, biscoitos, tortas...). Depois de muito tempo desaparecido, hoje, a pedidos do porquinho, resolvi fazer o pãozinho de cebola. Se é a sua primeira vez se aventurando no mundo da padaria, recomendo fazê-lo em um fim de semana pois demora um pouquinho...
Respeitável Pãozinho

Você vai precisar de:

1 pacotinho de fermento biológico seco
1 xícara de água morna*
4 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente)
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa cheia de sal
1/4 xícara de óleo vegetal
1/2 cebola roxa picada em pedaços bem pequenos
Gergelim (opcional)
Curcúma para dar cor (opcional)

Preparo:

Em uma bacia grande misture suavemente a água, o fermento, o açúcar e o sal. Lembre-se de desempelotar bem a mistura. 

Resultado final da misturinha
 A essa mistura linda, adicione o óleo vegetal da sua preferência, a cebola, o gergelim e a curcúma e misture suavemente. No inicío é importante que a mistura seja suave para não matar os bichinhos do fermento biológico! 

Vá adicionando a farinha de trigo aos poucos. Normalmente eu gasto meio pacote para uma receita. Eu não uso mais a medida de farinha de trigo exata pois já conheço o ponto certinho. Pra não errar, vai adicionando de pouquinho e misturando até atingir o ponto onde você consiga sovar a massa.

Mais ou menos assim já dá pra sovar

Agora se prepare para o momento divertido. Jogue farinha de trigo em cima de uma superfície lisa para a massa não grudar. Coloque a massa em cima dessa superfície, um pouquinho de farinha em cima da própria massa, teste o tempero pra ver se não precisa de mais sal*, pensa naquele ex-namorado babaca, no seu chefe, nos comentários das redes sociais, no Temer, enfim, o que funcionar pra você e comece a bater. 

Superfície com farinha
Inicialmente é possível que a massa esteja meio pegajosa. Comece misturando a farinha que você jogou por cima da massa com a ponta dos dedos e logo ela vai começar a pegar forma. O movimento pra sovar basicamente é: abre a massa, junta, levanta e bate. Se quiser dar uns soquinhos pode (hoho). Pode bater sem dó. Se a massa estiver ainda pegajosa, vai jogando farinha, misturando e batendo. Caso ela grude na bancada, basta espalhar um pouquinho mais de farinha que ela solta.

Você sabe que ela está pronta quando ela estiver meio que igual aquele brinquedo, a super massa (play dough). Ela solta da mão mas ainda é um pouquinho grudenta (só um pouquinho). Transfira-o para uma superfície (tipo um tabuleiro) e leve para tomar um solzinho* para que possa crescer por uns 40 minutinhos. Lembre de cobri-lo com um paninho pra virar uma estufinha.

Pré-pão prontinho para ir tomar um banho de sol

Tic Toc! Depois dos 40 minutinhos ele provavelmente dobrou ou triplicou de tamanho. Hora de fazer as bolinhas.

Esse foi o tamanho que ficou um outro que eu fiz. Está branquinho porque não adicionei curcúma
Unte com óleo e esfarinhe um tabuleiro médio a grande e comece a enrolar. Pré-aqueça o forno a 180ºC por 15 minutitos. Coloque os pãezinhos para assar em forno alto (tipo fornalha de Mordor mesmo) por 15 minutos. Você sabe que o fofinho está pronto quando o fundo estiver coradinho.

Prontinho! Aquele pãozinho de cebola que você respeita e que com sorte sobra pro dia seguinte. Com patê ou sem patê esse pãozinho é um sucesso em festinhas, reuniões, ou simplesmente quando você quiser algo diferente.

Enjoy!

Dicas da Chef Ratinha para o sucesso:

  • A água tem que estar morninha! Se você não consegue manter seu dedinho na água que você esquentou, pode saber que você vai matar os bichinhos e seu pão não vai crescer.
  • Quando o pãozinho vai para o forno ele desidrata, perdendo um pouco do sal. Se a massa ficar chegadinha no sal, melhor!
  • Falta de sol não é desculpa! Faça uma estufinha para seus pães cresceram usando o seu forno. Aqueça-o por uns 15 minutos. Desligue-o, coloque a massa pra crescer lá dentro e voi-lá!
  • Pãozinho não é ciência exata. Se a temperatura ambiente estiver muito alta, ele não cresce, se estiver muito baixa também não. São muitas as variáveis que podem fazer com que ele dê errado. Por isso, se não deu certo uma vez, tente de novo ;)

Gostou da receita? Tente em casa e compartilhe seu sucesso aqui! Não se esqueça de dar os créditos caso queira compartilhar a receita em seu blog/face/youtube.
 

Comentários

Postar um comentário