Rabbit Back Literature Society - Mediocridade e Misoginia em 343 Páginas Parte 1

Gostaria de começar essa postagem da seguinte maneira:


Obrigada internet por esse meme sensacional

E dizer que é a minha primeira vez escrevendo um texto crítico sobre um livro. Ainda mais um livro tão medíocre como Rabbit Back Literature Society. *Atenção para os Spoilers*!!!

 Primeiramente vamos começar em como me deparei com o livro:
Quando conheci meu companheiro, uma das primeiras coisas que me mostrou foi sua biblioteca, com seus livros lidos e não lidos. Tem excelente títulos e edições especiais de livros já consagrados como Coraline (que foi como ele começou a conquistar meu coração quando me deu uma cópia) e Duna. Tinha também algumas compilações como Lovecraft e por fim, alguns livros desconhecidos que ele resolvia dar uma chance quando tinha tempo. Rabbit Back estava na lista dos desconhecidos, aguardando sua vez de sair da estante. Eu fui a vítima. Devo confessar que inicialmente fiquei encantada pela capa:

Bonitinho né?

A sinopse também pareceu interessante. Um livro sobre uma jovem e talentosa aspirante a escritora, Ella Milana, que graças a seu talento conseguiu um lugar como membro da super exclusiva Sociedade Literária de Rabbit Black, onde grandes nomes da literatura finlandesa estão reunidos. Na festa de celebração da entrada da jovem, a líder e idealizadora da sociedade some misteriosamente e Ella Milana aos poucos descobre segredos sobre a sociedade que ninguém imaginaria.

Por fim, a outra coisa que me chamou a atenção foi a quantidade de reviews positivas de fontes confiáveis (?). Segue algumas:

The Telegraph UK 4/5
"This wonderful knotty novel...is a peculiar metafiction, a very grown-up fantasy... Unexpected thrilling and absurd, it is primarily an irreverent exploration of the art of writing itself"

Fantasy Book Review 9/10

"Interesting, multi-layered and constantly surprising"

Isso foi o que falaram do livro. Na internet, um rapaz postou exatamente o que é:

Pra quem não sabe inglês, algumas coisas que ele falou eu vou repetir e provavelmente adicionar novas. Vamos começar pelo texto no geral para depois entrar em detalhes: A estrutura e a forma como o autor escreve é terrível. Concordo com o Nikki; parece uma redação escrita por um moleque de 14 anos.

Por algum motivo bizarro, o autor se refere a seus personagens pelo nome e sobrenome do início ao fim. Há também não sabe descrever personagens uma vez que tudo que sei da personagem principal, Ella Milana, é que seus lábios são lindamente curvados (beautifully curving lips), que há algo artístico na cor de seus mamilos (something artistic in the color of her niples) e um par de ovários defeituosos (a pair of defective ovaries). UM PAR DE OVÁRIOS DEFEITUOSOS. 


Seriously? Vou tentar ignorar
Essa porrada vem logo na primeira página do livro, segundo parágrafo. Foi um sinal de que eu poderia me preparar para entrar em um mundo de misoginia, onde o que define uma mulher é sua capacidade reprodutiva. Deixou de ser sinal, para ficar bem óbvio quando logo na segunda página temos outra menção aos ovários bem como em diversas outras passagens ao longo do livro. Segue uma delas:
"O futuro de uma pessoa era parte dela, tanto quanto suas mãos e pés e orgãos reprodutivos"
(A person's future was part of her, just as much as her hands and feet and reproductive organs)
E quando você acha que o autor esqueceu dos ovários de Ella Milana, lá estão eles de novo. Pessoalmente, eu senti como se fossem um personagem secundário.

Qual a cor dos olhos de Ella Milana, como são seus cabelos, sua pele, altura, sorriso...? Não sei, ele nunca me disse! Isso sim é defeitusoso.
A narrativa vai seguindo dessa forma, como se o autor estivesse com preguiça de escrever. Tudo que sei de Martin Winter (outro personagem que aparece com frequência e membro da sociedade) é que ele é muito gordo por opção e ao longo do livro curte ficar pelado na frente da Ella Milana (é, vai entender). Eu não tenho informações o suficiente pra ter uma ideia do personagem, sendo assim imagino um cara gordo, genérico, finlandês comendo como se todas as refeições fossem sua última refeição na Terra.
Tipo esse cara só que mais velho

Outro problema é que não se vê nenhum tipo de evolução de personagens nessas 343 páginas de misoginia, ovários defeituosos, umas cenas de sexo doentias e um bando de idiotas, que tinham (e provavelmente ainda têm) sonhos molhados com a tal Laura White (Criadora da sociedade literária de Rabbit Back).

Porquê os personagens não evoluem? Por que nada acontece oras! O livro faz você ir até o final porque você espera algum tipo de conclusão para alguma das inúmeras ideias jogadas no papel, só para ter a sensação de que o cara comercializou o brainstorm dele e você otário comprou.

Enfim, prosseguindo na estória, vemos um grande taboo entre os escritores da sociedade. Um menino, o qual ninguém lembra o nome, era o décimo membro, que (in)felizmente ele morreu. Ella Milana resolve explorar isso mais a fundo por que ela acredita (ou quer acreditar) que algo misterioso aconteceu com o moleque e que sua morte e o desaparecimento de Laura White podem estar conectados. Porque todos odeiam esse menino? De onde saiu tamanha genialidade? Como ele morreu? Onde está a Laura White? Como Ella Milana vai desvendar o mistério? Quem matou Getúlio Vargas?



Esta e outras respostas no próximo post.








Comentários