Crise de Representatividade Midiática - Campanhas do Dia dos Namorados em BH

love attack!
Ontem eu estava indo para o festival de coxinha vegana no Olympia com o Porquinho, quando vejo essa mega propaganda do shopping Pátio Savassi estampada no ônibus. Era uma foto de um casal perfeito: tão bonito, tão hetero e tão branco.

Gostaria de enfatizar que ser brancx e hetero não é um demérito. Usar o seu privilégio, as custas da opressão de outros grupos minoritários, sim. Sendo assim, sair da zona de conforto às vezes não faz mal, muito menos questionar como a sociedade trata as minorias e usar o seu privilégio para lutar por um tratamento mais justo a todos (por mais utópico que isso possa parecer). 

Os shoppings ilustram bem a crise de representatividade que vivemos atualmente. Não só na questão de imagens de divulgação, como é o caso dos shoppings, mas também na narrativa de todos os veículos de comunicação, que falha miseravelmente em representar o povo em geral, focando apenas no clássico, branco (especialmente homens), cis e hetero.

Ontem eu questionei a campanha do shopping Pátio Savassi porque já era o segundo shopping que eu tinha visto com uma propaganda assim.. nos "padrões sociais", e eu fiquei pensando em que pé que anda os outros shoppings. Assim que cheguei em casa, corri pra internet pra matar a curiosidade. Segue abaixo os resultados:


Shopping Cidade :(

BH Shopping :(

Diamond Mall :(

Big Shopping (Contagem) :)

Minas Shopping

Shopping Del Rey (Não tinha tema mas é um casal nos padrões) :(

Boulevard Shopping :(

Pátio Savassi :(

Shopping Estação BH :(

Itaú Power Shopping (Contagem)
Vamos falar de representatividade? O dicionário nos diz que Representatividade significa representar politicamente os interesses de determinado grupo classe social ou de um povo. 

As pessoas, em especial as mulheres, sofrem diversas pressões sociais, raciais e sexuais. A sociedade nos impõe que para sermos bonitas, o cabelo tem que ser liso, a pele bem lisinha e branca, magra, tipo uma atriz global genérica. Tudo isso para agradar aos homens, claro. Não é de se admirar que  uma menina negra fique feliz quando vê outra na TV em um papel que não seja esteriotipado.

O movimento feminista, vem ganhando força e está batalhando para jogar por terra os padrões de beleza e a infame heteronormatividade (juntamente com o LGBTQ, claro) impostos pela sociedade, e agora já é possivel ver meninas celebrando seus cabelos crespos, sua pele e mostrando o dedo do meio para os gordofóbicos de plantão. Nos últimos anos, vejo muito mais homosexuais se aceitando e mostrando para o mundo a que veio. Infelizmente, ainda tem muita merda dentro do movimento feminista, como é o caso do Feminismo Branco. As feministas brancas sentam na cadeirinha do privilégio branco e diminuem a luta das outras feministas (trans, indígenas, negras, com necessidades especiais, etc), ignorando a importância da sororidade e interseccionalidade.

Voltando aos shoppings, a ausência de questionamento do porquê não vemos nenhum casal homoafetivo ou uma pessoa em uma cadeira de rodas ou alguém com síndrome de down ou simplesmente porque temos apenas 1% de representação étnica na lista é preocupante. Em pleno ano de 2017, onde as lutas estão finalmente ganhando visibilidade, os shoppings de BH resolvem simplesmente continuar a perpetuar o racismo e homofobia estrutural, além de se prender aos clássicos padrões de beleza e capacitismo impostos pela sociedade.

Por que não?

Business as usual? Seems so.

E a luta continua

Referências:

Partido Pirata

Imagens:


Binan Koukou Chikyuu Bouei-bu LOVE!

Shoppings:
Big Shopping
BH Shopping
Boulevard Shopping
Diamond Mall
Estação BH
Itaú Power Shopping
Minas Shopping
Pátio Savassi
Shopping Cidade
Shopping Del Rey




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