Série Mulher Maravilha Parte 1 - A Aula de Catecismo Que Eu Perdi

Hoje eu assisti Wonder Woman. Nope, não financiei a DC e sua tentativa absurda (E bem sucedida) de se salvar vendendo um filme machista como se fosse feminista. Pedi para o porquinho baixar um desses filmados no cinema, com qualidade tosca. Se eu tenho que criticar, vou criticar com categoria.

Eu inicialmente ouvi dizer que o filme era uma obra prima. As minas do Collant Sem Decote não param de postar textos parciais sobre o filme. Tudo é tão maravilhoso que estava difícil acreditar. Por isso fui buscar em sites gringos por uma opinião contrária e mais detalhada. Resultado: Tinha muita merda no filme.

Ainda assim, na gringa a galera tem como opinião que o filme vai super bem enquanto está se passando em Themyscira e que o problema começa quando ela vai para o mundo dos homens. Discordo.
Eu venho de uma família tradicional mineira, com uma avó bem católica. Por pura e livre pressão das minhas avós (e da vizinha), quando eu tinha 11 anos fui para o catecismo na igreja perto da minha casa, lá na 108 norte.  Como previsto, eu não engoli metade do que a professora me dizia, não queria ir a missa e por consequência eu tomei bomba. Nunca mais voltei.

Se eu soubesse que, 22 anos depois, Zack Snyder me ensinaria, já nos primeiros minutos, quase tudo que eu aprendi durante os poucos dias que resolvi frequentar a catequese, eu teria batido o pé mais algumas vezes antes de perder alguns episódios dos meus desenhos favoritos. Sem mais delongas...



Depois não diga que Nosferatu não avisou

O filme começa com a pequena Diana, correndo de sua babá negra (por que a representatividade no filme se dá assim) para ver as incríveis guerreiras amazonas treinando. Essa menina sonha em começar seu treinamento em breve pois quer ser uma super guerreira quando crescer, igual a suas irmãs.


Fofinha né?
Sua mãe não aceita oferecer treinamento de batalha para a pequena Diana e para ilustrar o quanto as guerras são ruins, resolve contar uma breve História sobre a criação de Themyscira. Themyscira, como todos sabem, é a capital onde se encontra o governo das Amazonas. O nome Themyscira foi de fato escolhido, em 1987, com base na mito grego das Amazonas. Antes disso Themyscira era chamada Paradise Island*. Vamos a historinha da mama *ahem*:
Millenials jamais entenderão...

"Há muito tempo atrás, quando o mundo ainda era novo e a História Mundial ainda era um sonho, os Deuses reinavam a Terra, Zeus, o Rei dentre eles. Zeus criou seres os quais os Deuses iriam reinar, seres nascidos a sua imagem. Seres justos e bons, fortes e impetuosos. Ele chamou a sua criação de Homem e a Humanidade era boa.
Mas o filho de Zeus, ficou com inveja da humanidade e buscou corromper a criação de seu pai. Este, era Ares, o Deus da Guerra. Ares envenenou o coração dos homens com inveja e desconfiança. Ele fez com que ficassem uns contra os outros e a guerra se espalhou pela terra. Então, os Deusos criaram a nós, as Amazonas, para influenciar o coração dos homens com amor, e restaurar a paz na terra. E por um breve período, houve paz. Mas não durou. Sua mãe, a Rainha Amazona, liderou uma revolta que libertou a todas nós da escravidão. 
Quando Zeus levou os Deuses a nossa defesa, Ares os matou, um por um, até que apenas restou Zeus. Zeus usou o resto de seus poderes para parar Ares, com um golpe tão forte que o Deus da Guerra foi forçado a se retirar. Mas Zeus sabia, que um dia Ares poderia retornar para terminar sua missão, uma guerra sem fim, onde a humanidade finalmente se destruiria, juntamente conosco. Então Zeus nos deixou uma arma, poderosa o suficiente para matar um Deus. Com seu suspiro de morte, Zeus criou esta ilha, para nos esconder do mundo exterior, um lugar onde Ares não poderia nos encontrar e tudo tem sido quieto desde então. "

Então, resumindo. Quem criou os humanos foi Zeus e quem ficou puto da vida e corrompeu o galerê foi Ares, filho de Zeus que #chatiado resolveu que ia destruir todo mundo. Aí Zeus criou um monte de mulheres amorosas pra resolver o problema. Deu ruim. Ares matou o Olimpo todo. Zeus deu um kamehameha em Ares e ele foi embora. Antes de morrer Zeus cria a casinha das Amazonas. Ufa.

Quando eu ouvi essa eu senti que essa história era um repeteco de uma outra que eu aprendi na Catequese...

Lembro-me de um certo Deus que criou um humano a sua imagem e semelhança a partir do barro, um tal de Adão. Adão estava muito solitário e Deus resolveu criar uma mulher, chamada Eva a partir da costela do Adão e agora eles teriam como missão povoar a terra.
Tipo, esse Deus era muito ocupado, então ele tinha uns empregados, tipo uns carteiros, chamados Anjos, também conhecidos como os mensageiros de Deus. Ele se comunicava com as pessoas através dos Anjos.
Tinha um anjo, que se chamava Lúcifer. Anjo belíssimo e que se achava pra caralho. Ele se recusou a louvar a nova criatura, o homem, porque o considerava um ser inferior. Junto com outros pormenores, Lulu batalhou com o exército de Deus e perdeu. Como castigo, foi expulso do céu e ficou feio pra porra. Mas Lúcifer não desiste nunca e jurou vingança, prometendo destruir a raça humana.


Parece familiar? Eu achei o conto das Amazonas terrivelmente similar a mitologia cristã sobre surgimento de Satanás. Além disso durante todo o filme, Ares (o do filme tá) age como o Satanás que conhecemos tão bem. Nunca diretamente, sempre com ofertas, tentações, contratos.

A Diana do filme não é uma Amazona. Ela é filha de Zeus, que tem como destino salvar as pessoas da ameaça de Ares. Quando Ares nos revela isso (revelação estúpida) bateu a lembrança da Catequese de novo. Argh.

Te lembra alguém?


Segue uma print screen que tirei do filme aqui do meu PC. Peço desculpas pela baixa qualidade da imagem mas imagino que agora dê pra ter uma ideia do que quero dizer. Diana, nossa nova Messias, aquela que acredita no amor e que irá salvar a todos da tristeza e escuridão trazidos por Capiroto  Ares.


Agora deve te lembrar alguém né?

In God Zeus We Trust. And in Jesus Diana too.

Acho que já deu pra entender. Gostaria de fechar essa parte, sair um pouquinho do Catecismo, e, ainda na questão religiosa do filme, fazer alguns comentários.

Há quem diga que a origem da Diana ter mudado foi algo lindo e revolucionário, pois não teve nenhum homem envolvido na concepção. Não vejo qual o problema de ter um homem na concepção de uma criança, desde que você faça ao modo das Amazonas. Curiosx?

Por regra, as Amazonas eram proibidas de ter relações com homens. Porém, a fim de evitar a extinção de sua raça, uma vez por ano elas iam até gargáreos pra procriar. As crianças do sexo masculino que nasciam dessa relação eram ou mortas ou devolvidas ao pai ou deixadas a própria sorte na floresta. As meninas ficavam e viravam as mulheres bad ass que eram as Amazonas.

Se o mito das Amazonas é tão cool, por que mudaram a origem da Mulher Maravilha? A DC soltou uma nota dizendo que a mudança foi feita para ficar mais atrativo para meninos e homens e o filme resolveu seguir. Agora, para agradar os homi, a Mulher Maravilha é uma Deusa, filha do maior abusador dentre todos os Deuses. Parabéns DC, muito feminista.

Por fim, mas não menos importante, devo mencionar a criação da ilha das Amazonas e seu Deus base. As Amazonas no filme cultuam Zeus, um homem, quando originalmente elas tem como referência as Deusas Atena e Afrodite. Duvida?


É a Lei de Afrodite

Realmente eu estou sem palavras. Deixa eu terminar o post aqui porque já foi demais.

E continuamos na luta

*Themyscira foi inicialmente chamada de Ilha Paraíso e era uma alusão à segurança do lar, onde as mulheres cresciam, separadas do mundo hostil do mercado de trabalho, dominado pelos homens.

Referências:

Themyscira
Mitologia Grega - Filhos de Zeus
A Criação do Homem - Mitologia Grega
Queda de Lúcifer
Amazonas

Imagens:

Giphy
Suffering Sappho
Meu PC

Comentários